Revisão de Prótese Total de Joelho

REVISÃO DE PRÓTESE TOTAL DE JOELHO

A Cirurgia de Revisão de Prótese Total de Joelho (PTJ) tem três objetivos principais: aliviar a dor do joelho afetado, restaurar a mobilidade do paciente e remover uma prótese solta que pode causar danos irreversíveis para articulação.

Quando uma PTJ tem problemas mecânicos ou sofre de infecção, é necessário efetuar sua remoção e substituição, garantindo a restauração da mobilidade e evitando danos permanentes ao joelho. Hoje, a terapia celular é utilizada na recuperação tecidual, garantindo resultados mais rápidos e satisfatórios.

Benefícios:
A revisão de Prótese Total de Joelho possibilita melhora acentuada da dor no local, proporcionando ao paciente melhor qualidade de vida e que tarefas simples do dia a dia possam ser feitas normalmente.

Quando fazer:
O tempo médio de durabilidade de uma prótese do joelho é de 10 a 15 anos para a maioria das pessoas. Quando a prótese se deteriora a ponto de perder sua função, ela precisa ser substituída, o que é feito por meio da Cirurgia de Revisão de Prótese Total de Joelho. Também é necessário fazer essa substituição quando ocorre infecção ou fratura.

Como ocorre:
Após a anestesia, é feita a incisão cirúrgica no paciente, um corte na pele de aproximadamente 15cm para visualizar a anatomia do joelho. Na sequência, é retirada a prótese antiga e os ossos são preparados para a nova implantação. Essa etapa é realizada com ferramentas para raspar os ossos e remodelar sua geometria, visando o encaixe perfeito da nova prótese. Para aumentar a qualidade da fixação, geralmente se usa cimento ósseo composto de polimetilmetacrilato.

Pós-operatório:
Cada caso tem sua particularidade e nenhuma cirurgia é isenta de complicações, todavia, estudos na área que avaliaram a experiência de milhares de pessoas atestam que a cirurgia em questão tem sucesso em mais de 95% dos casos. São fundamentais a prática da fisioterapia e jamais utilizar medicamentos, ervas ou qualquer outro produto sem o consentimento do cirurgião que realizou a operação.